Festival coloca Pernambuco no centro das atenções da gastronomia

Está marcada para 12 a 24 de outubro a nona edição do Festival Gastronômico de Pernambuco, evento oficial do calendário do Estado. O evento divulga ingredientes e receitas pernambucanas através do intercâmbio entre chefs convidados e restaurantes anfitriões.
Este ano, o tema será Gastronomia por um Mundo Melhor. “A ideia é incorporar ao cotidiano do setor pequenas ações que contribuam para a preservação do planeta, ao mesmo tempo em que estaremos discutindo aspectos relacionados à alimentação saudável”, comenta a coordenadora do evento, Ana Lins.
Os participantes terão como missão evitar desperdício, buscar entidades para a destinação de resíduos comuns, como vidro, lata, papelão, PET e óleo, além de repensar várias ações do dia-a-dia.
A utilização de ingredientes de qualidade, ponto comum da boa gastronomia, ganha reforço com a busca por ingredientes orgânicos, frescos, de época, com menor teor de gorduras e formas de cocção mais saudáveis.  “Acreditamos que a escolha do tema e a aceitação pelos chefs de Pernambuco já mostra o interesse do setor na construção de uma gastronomia mais saudável e na mudança de atitude dentro dos restaurantes. É possível manter o sabor das preparações tendo mais consciência na hora de escolher ingredientes e de cozinhar”, conta César Santos, chef e coordenador do evento.
Nesta edição, o Festival contará com 28 casas escolhidas “a dedo” pela organização. “Nosso objetivo é que, durante doze dias, a gastronomia pernambucana se torne o centro das atenções no Brasil. Para isso, convidamos chefs de todo país, maximizando a troca de know-how entre estudantes e interessados em gastronomia de Pernambuco, com conceituados profissionais”, informa Ana Lins.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *