Vinhos do Brasil: Mioranza

Fotos: Daniela Villar
A história desta vinícola, localizada em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, começou em 1964, quando a família Mioranza, de origem italiana, iniciou o cultivo de vinhas. Conhecida pela elaboração de vinhos de mesa e sucos de uva, a empresa está se consolidando no mercado de vinhos finos.

Sua produção atual é quase toda de vinhedos próprios e o amadurecimento dos vinhos tintos finos é feito em barricas de carvalho francês. É uma vinícola que vem investindo em tecnologia e nos seus colaboradores, que passam por constante treinamento.

Tive a oportunidade de tomar alguns vinhos da Mioranza durante o Projeto Imagem, realizado na última semana, na Serra Gaúcha. Quem nos apresentou os rótulos foi o proprietário da empresa, Douglas Mioranza (foto), durante um maravilhoso almoço no restaurante Dolce Itália, localizado na Escola de Gastronomia de Caxias do Sul (UCS) e comandado pelo chef Franco Gioelli.

Confira os rótulos provados:

Alvise Chardonnay – 2009

O Alvise é um projeto que iniciou em maio deste ano com o propósito de ser a linha premium da vinícola. Este branco é feito com 100% da uva Chardonnay e passou por um mês em carvalho francês. De cor amarelo palha com reflexos esverdeados, a bebida traz ao nariz notas cítricas, de melão, florais e um leve caramelo.

No paladar é refrescante e frutado, onde aparece pêssego. Tem um leve amargor final, porém isso não interfere no conjunto. A teor alcoólico é de 12%. A faixa de preço deste vinho é de R$19.

Classificação: Bom.

Alvise Merlot – 2008

Este Merlot estagiou por seis meses em carvalho francês (80%) e americano (20%) e mais seis meses em garrafa. Sua cor é violácea e apresentou alguns sedimentos no fundo da taça.

Os aromas são de frutas vermelhas e baunilha. É um vinho redondo, fácil de beber, e que tem 12% de graduação alcoólica.

(Na foto, o rótulo ainda está com a identidade visual provisória).

Classificação: Bom.

Alvise Brut Natural

Este é um espumante que será lançado no próximo mês de agosto. Elaborado com a uva Chardonnay e mais 10% de Merlot vinificada em branco, tem coloração amarelo clara com reflexos esverdeados. Boa perlage, com bolhas finas e persistentes.

No nariz traz notas florais e de frutas secas que também aparecem no paladar. Tem boa acidez e cremosidade. A faixa de preço será de R$ 25.

Classificação: Muito bom.

You Might Also Like

One Reply to “Vinhos do Brasil: Mioranza”

  1. Sou de Sergipe e tive o prazer de ter conhecido o Dougalas , pessoa de fino trato onde levou a mim e minha noiva na época a conhecer este fantástico mundo soa vinhos. Isso faz uns 20 anos. Só memórias boas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *