Vinhos do Brasil: Góes e Venturini

Fotos: Daniela Villar
Localizada em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, a vinícola Góes e Venturini tem 20 anos de atividade. Começou com a produção de vinhos de mesa e, há pouco tempo, iniciou a elaboração de vinhos finos.

Tive a oportunidade de conhecer a vinícola e conversar com o seu proprietário, José Venturini (foto), durante o Projeto Imagem, promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), na semana passada. Ele revelou que a empresa produz hoje 6 milhões de litros anuais. Somente de espumantes, que é a maior parte da produção, engarrafa 50 mil unidades por ano.

As plantações ficam em Flores da Cunha e Santana do Livramento, onde são cultivadas as uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot, Cabernet Sauvignon, e Tannat.

Na vinícola, o que mais me impressionou foram os imensos tanque com capacidade para um milhão de litros.

A Góes e Venturini conta com modernos equipamentos e produz hoje as seguintes linhas: Quinta Jubair (vinhos mais simples), Vívere (espumantes) e a recém-lançada Reserva Casa Venturini.

Veja a descrição dos vinhos degustados durante a visita:

Espumante Vívere Brut

Produzido pelo método Charmat, com segunda fermentação em tanques, o espumante é feito com as uvas Chardonnay (75%), Sauvignon Blanc (15%) e Merlot (10%). Tem cor amarelo claro com tons esverdeados e aromas florais, onde o jasmim é o que mais se destaca.

Tem boa intensidade de bolhas, boa acidez e refrescância. O teor alcoólico é de 12,5%. Custa na faixa de R$ 25 a R$ 30.

Classificação: Bom.

Casa Venturini Sauvignon Blanc – 2009

Foram produzidas apenas 3 mil garrafas deste vinho, que teve as suas uvas (Sauvignon Blanc) colhidas em Santana do Livramento. O vinho tem cor amarelo clara com reflexos esverdeados. No nariz aparece um leve caráter cítrico, além de notas herbáceas e de mamão.

É um vinho leve na boca, frutado e com boa acidez. Tem 13% de álcool.

Classificação: Bom.

Casa Venturini Reserva Chardonnay – 2008

Outro interessante branco da Góes e Venurini. Este tem cor amarelo ouro bem brilhante e aromas de maracujá, mamão e mel.

É um vinho amanteigado na boca, com boa acidez e notas tostadas e de frutas tropicais. A graduação é de 13%.

Classificação: Muito bom.

Casa Venturini Reserva Chardonnay – 2007

Este Chardonnay, que passou 58 dias em madeira, também é amarelo ouro brilhante. Os aromas são parecidos com os da safra 2008, porém com as frutas mais maduras. Na boca, apresenta mais corpo e melhor acidez. É um vinho que está no ponto de ser tomado e pode acompanhar refeições com frutos do mar e carnes brancas.Tem 13,2% de teor alcoólico.

Classificação: Muito bom/Excelente.

Casa Venturini Reserva Cabernet Sauvignon – 2008

O primeiro dos tintos provados foi da casta Cabernet Sauvignon e tem cor rubi com tons violeta, derramando belas e finas lágrimas na taça. Os aromas são de ameixa, passa de caju e açúcar queimado, que lembra aqueles pirulitos artesanais vendidos no tabuleiro.

Já na boca apresenta taninos bem trabalhados e equilíbrio entre a fruta e a madeira. O vinho amadureceu em barricas de carvalho francês. A graduação é de 13,7%.

Classificação: Muito bom.

Casa Venturini Reserva Tannat – 2008

Este tinto foi elaborado 100% com a uva Tannat e passou por 18 meses em carvalho. A cor se mostrou granada bem escura, com reflexos violáceos e muitas lágrimas na taça.

No olfato, apresenta erva-doce, menta, defumado e cassis. O álcool belisca um pouco no nariz, por isso aconselha-se deixá-lo respirando por algum tempo antes de servir.

No paladar mostra corpo médio e taninos domados. Acredito que vai melhorar com a guarda. Por isso, vou guardar a garrafa que trouxe por mais algum tempo.

Classificação: Muito bom.

Espumante Moscatel Vívere

Elaborado a partir da variedade Moscato, tem cor amarelo claro, límpida e com boa Perlage, onde as bolhas são finas e em grande quantidade.

Os aromas são frutados e florais, aparecendo um agradável odor de casca de laranja.

É equilibrado e cremoso na boca – muito bom para acompanhar sobremesas finas.

Classificação: Excelente.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *