Escrivinhos na Revista Imagine

A sessão “Blogosferas” da edição de maio da revista Imagine, da TVA e Telefonica, traz a história do Escrivinhos, mostrando o seu posicionamento no mundo dos enoblogs. Confira:

Nas entrelinhas do vinho

Tudo começou com as rolhas. De todo vinho que tomava, costumava guardar sua rolha e escrever nela a data e onde o vinho foi tomado. Se gostasse muito do vinho, também dava uma nota para ele ali mesmo, na cortiça.

Com a popularização da internet e dos blogs, a minha “técnica” ganhou outros rumos. Já gostava de escrever e tinha interesse por vinhos. O nome então me chegou automaticamente à cabeça: Escrivinhos! Isso traduzia o que queria transmitir ao público: falar sobre um assunto tido como esnobe, de forma simples. Ou seja, “escrivinhar” sobre a bebida milenar.

Comecei contando na web as minhas descobertas de rótulos tomados em casa ou com os amigos. Aos poucos, fui conquistando leitores e senti obrigação de me capacitar. Afinal, estava avaliando produtos nascidos de muito estudo e pesquisa.

Depois de ler um bocado, participar de cursos e, principalmente, degustar bastante, resolvi dar um passo à frente, encarando uma formação de sommelier profissional. Não para trabalhar num restaurante ou numa distribuidora, mas sim para ter no meu currículo a chancela de uma instituição – no caso, a Associação Brasileira de Sommeliers.

Nesse meio tempo, o blog conquistou leitores de vários cantos do Brasil e até de outros países. São pessoas que buscam opinião sobre determinado vinho, outras à procura de mais conhecimento sobre a bebida e muitas que já entendem do assunto e querem apenas trocar ideias.

Também comecei a ser convidada para participar de eventos, avaliar produtos a pedido das vinícolas e “escrivinhar” fora do mundo virtual, em duas revistas.

Com dois anos de Escrivinhos, vi muita coisa acontecendo na internet. O número de blogs sobre vinhos cresceu de forma espantosa. Muitos deles, com proposta bem profissional.

Hoje, minha realização é escrever sobre vinhos com bom custo-benefício. Além de ser um dos assuntos mais apreciados pelo público, também ajuda a quebrar os mitos e frescuras em torno da bebida e ainda envolve outra atividade: a garimpagem de rótulos. Mas isso só tomando outra taça para contar…

>> Fabiana Gonçalves Mignot é jornalista e sommelier profissional. Assina o blog Escrivinhos (www.escrivinhos.com) e colunas nas revistas Mon Quartier e Plural.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *