A Miolo Wine Group está lançando hoje, durante a Expovinis, a nova linha de vinhos da Almadén (Livramento-RS). A marca contará com um portfólio de dez vinhos – entre brancos, tintos, rosés e frisantes. Desde outubro de 2009, quando a MWG adquiriu a Almadén, foram investidos R$ 2 milhões em melhorias nos processos de vinificação.
Segundo o diretor-técnico da empresa, Adriano Miolo, os consumidores poderão degustar os vinhos de uma nova fase da Almadén, que são mais frutados e sem adição de açúcar, acompanhando as tendências dos vinhos do Novo Mundo.
Um dos destaques do novo portfólio é a linha Almadén Sunny Days, nas versões White (foto), Blush e Red. Esses frisantes serão elaborados a partir da fermentação natural dos vinhos através do método charmat.
Para a elaboração dos varietais – três brancos e três tintos – a empresa se inspirou nos áureos tempos da Almadén e nas uvas que melhor se adaptaram à região da Campanha. Os brancos são feitos com as uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling (safra 2010), o rosé com Cabernet Sauvignon (2010) e os tintos com Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat (safra 2009).
Visando marcar a mudança dos vinhos e frisantes, a Almadén renovou toda a sua rotulagem e investiu também em melhorias tecnológicas. É a primeira vinícola na América Latina a contar com uma prensa pneumática contínua, equipamento que viabiliza a melhor extração de aromas das uvas, e com uma usina de nitrogênio, que permite um processo de elaboração ainda mais natural e controlado.
Que destino o da Almadén: de ícone da indústria de vinhos fino acabou sendo relegada aos vinhos baratos da Miolo,sem esta possuir um vinho que a ela se compare.