Vinícola do Vale do São Francisco faz “brincadeira” com vinhos e chocolate

Quando se fala na combinação de vinho com chocolate, o que vem primeiro à cabeça são as harmonizações clássicas entre vinhos fortificados e de sobremesa. Porém, alguns consumidores mais ousados (como eu), vez por outra arriscam tipos diferentes de vinho com as delícias do cacau.

Foi o que fez esta semana a Ducos Vinícola, produtora do Vale do São Francisco, promovendo uma harmonização de tintos secos com chocolates finos da empresa pernambucana Fautless.

Em uma prova descontraída com o enólogo e consultor técnico da Ducos, Deivison Soares e o gerente regional da empresa, André Artur, foi oferecido um vinho elaborado com a uva francesa Petit Verdot, acompanhando dois tipos diferentes de chocolate.

O vinho:

Chateau Duccos Petit Verdot – 2008

Já havia provado a safra de 2006 deste rótulo. Porém, hoje, pode se dizer que trata-se de um outro vinho. A vinícola foi assumida por empreendedores italianos com larga experiência em vitivinicultura na Toscana, que trouxeram o enólogo francês Michel Fabre para chefiar a produção.

A Ducos é a primeira vinícola no Brasil a produzir vinhos com a uva Petit Verdot, originária da região de Bordeaux e muito usada em vinhos de corte no Velho Mundo.

A proposta é produzir vinhos de alta qualidade aliando o promissor terroir do Vale com a tradição européia e a modernas técnicas de produção.

O vinho utiliza 100% da variedade Petit Verdot e apresenta cor rubi, com aromas de frutas vermelhas e especiarias, que melhoram com o tempo na taça. É uma bebida que enche a boca com seus taninos jovens e de boa qualidade, acidez com bom equilíbrio e frutas vermelhas marcando presença, deixando uma média persistência. Seu teor alcoólico é de 13%.

Classificação: Bom.

A harmonização:
A primeira experiência de harmonização foi com chocolate meio amargo com 40% de massa de cacau. O resultado foi interessante, porém, o sabor do chocolate desapareceu rapidamente com o vinho.

A segunda tentativa foi com chocolate ao leite, com 30% de massa de cacau. Aí sim, a coisa melhorou. Ficou realçado o sabor do chocolate e as frutas do vinho, numa combinação bastante prazerosa.

Em um segundo momento, Deivison sugeriu a combinação do vinho de corte da Ducos com outros tipos de chocolate. Confira a seguir:

O vinho:

Chateau Duccos Assemblage – 2009

Este vinho é um corte das cepas Cabernet Sauvignon, Syrah e Petit Verdot, entando esta última presente em menor quantidade. Com 15 g/l de açúcar e 3,7% de álcool, a bebida tem coloração granada, com reflexos atijolados e aromas que remetem a frutas vermelhas, com um leve amendoado.

Na boca é macio, frutado, de médio corpo e persistência de média a longa. Típico vinho para acompanhar refeições com carnes vermelhas. Ressalta as características da uva Syrah.

Classificação: Bom

A harmonização:
A “brincadeira” do Assemblage foi com trufas de menta, onde o enólogo tentou uma harmonização por potencialização. O objetivo foi conseguido, tendo o vinho aumentado as características da menta, causando uma ótima refrescância.

Tente também misturar amêndoas com chocolate de menta. A combinação fica bem interessante.

Serviço:

Ducos Vinícola (www.ducosvinicola.com.br)
Onde encontrar os vinhos: No Recife, na rede Wal Mart, RM Express e Empório Netuno do Shopping Recife
Faixa de preço: R$ 20 a R$ 29

Fautless Chocolates Finos (www.chocolatesfaultless.com.br)
Av. Santos Dumont, 558. Aflitos. Fone: (81) 3213.0840

You Might Also Like

0 Replies to “Vinícola do Vale do São Francisco faz “brincadeira” com vinhos e chocolate”

  1. Olá Fabiana.

    Gostei do seu blog, que aliás tem um lay-out bem parecido com o que iniciei recentemente com um amigo.
    Vou indicar sua página no nosso blog.
    Dê uma conferida e se gostar nos indique.
    Abraço,

    Rodrigo
    esseeutomei.blogspot.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *