Vitivinicultura no Vale do São Francisco é tema de palestra do 17º Agrinordeste

Nesta quinta-feira, a partir das 14h15, o engenheiro agrônomo e doutor em enologia pela Universidade Bordeaux 2 da França, Giuliano Elias Pereira, ministra um painel abordando as Características da Vitivinicultura no Vale do São Francisco, durante o 17º Agrinordeste, que está sendo realizado dos dias 15 a 21, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Giuliano abordará assuntos com o potencial da região na produção de uvas e vinhos no Brasil, quais os principais desafios para fomentar o setor o os gargalos existentes. Segundo ele, o objetivo da palestra é colaborar com o desenvolvimento de tecnologias para fortalecimento do setor da vitivinicultura do Vale, de modo a encontrar possíveis soluções para os problemas gerados, sobretudo, pela crise econômica internacional.

PRODUÇÃO – A vinicultura nordestina já detém 15% do mercado nacional e emprega diretamente 30 mil pessoas no Vale do São Francisco, única região do mundo que produz duas safras e meia por ano. Só por esses dados já dá para ter uma idéia da importância do tema e da necessidade de um maior conhecimento de debate sobre todas as nuances desse arranjo produtivo local. Hoje, existem, no Vale, sete vinícolas em atividade, com uma produção anual de aproximadamente 8 milhões de litros de vinhos finos.

O Agrinordeste é promovido pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco – FAEPE e pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – (CNA) e conta com o apoio do SEBRAE, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária.

As inscrições para a 17ª edição do Agrinordeste custam R$ 60 para profissionais e R$ 30 para estudantes. As vagas são limitadas por área temática, com prioridade para os participantes envolvidos com cada setor. Quem se inscrever para uma determinada área temática, terá direito a participar também das oficinas e mini-cursos de cada setor.

Informações: (81) 3972-5377 ou através do site www.agrinordeste.com.br.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *