Vinhos da Quinta do Portal no Recife

O Club du Vin começou a trazer ao Recife, com exclusividade, os rótulos da vinícola boutique portuguesa Quinta do Portal. Dedicada à produção de vinhos do Douro, Moscatéis e espumantes, a empresa tem como destaque os vinhos do Porto. Cerca de 20 rótulos foram apresentados pelo proprietário da Vinícola, Pedro Branco, e pelo representante importadora Paralelo 35, Marcos Vieira de Mello, durante uma degustação na última semana.

Antes de comentar sobre os vinhos, falarei um pouco sobre a jovem vinícola, fundada na década de 90. Atualmente eles produzem cerca de 35 rótulos e estão presentes em aproximadamente 50 países. Localizada no vale do Rio Pinhão, no coração da região demarcada do Douro, possui uma área de 100 hectares e moderna adega construída em 2003. À frente da produção está o enólogo Paulo Coutinho, que há 15 anos alia tecnologia a técnicas tradicionais de produção na Quinta do Portal.

Os vinhos degustados:

Frontaria Branco – 2007

Este branco é produzido com as castas Gouveio (50%), Malvasia (40%) e Fernão Pires (10%). Tem coloração amarelo palha e boa complexidade aromática, com mel, pera, abacaxi e toques herbáceos. Possui ótima acidez e cai bem tanto como aperitivo quanto acompanhando pratos de frutos do mar. Tem um ótimo retrogosto frutado. A fermentação processou-se em cubas de aço inoxidável.

Classificação: Muito bom.


Portal Moscatel do Douro

De cor dourada, este moscatel encanta ao nariz, pois seus aromas explodem trazendo diferentes notas frutadas. Na boca tem boca acidez e untuosidade, o que lhe confere elegância. Cai bem com sobremesas não tão doces, como torta de maçã com canela. Em Portugal, normalmente é consumido apenas como aperitivo. Produzido com a casta Moscatel Galego.

Classificação: bom

Portal Moscatel do Douro Reserva – 1996

Para mim, este foi um dos melhores rótulos da degustação. O ano de 1996 foi a primeira safra em que o vinho foi elaborado. Seu engarrafamento ocorreu em 2008. Baunilha e amêndoas estão presentes tanto no nariz quanto na boca, tornando o vinho uma boa companhia para chocolate. Seu longo e marcante final foi o que mais me encantou. Elaborado com a uva Moscatel Galego.

Classificação: Excelente

Portal Fine White Port

É um Porto branco seco elaborado basicamente com a casta Malvasia, Tem cor amarelo palha e forma muitas lágrimas na taça. Os aromas são de nozes, com madeira também presente. Na boca é frutado, tem bom corpo e mostrou acidez um pouco abaixo do esperado. Ainda assim, pode se considerar um vinho equilibrado.

Classificação: bom

Porto Lágrima

É um vinho doce de cor amarelo dourado que traz ao nariz notas de frutas cítricas, como laranja. Na boca mostra uma doçura extrema, que contrasta com os toques cítricos que também estão presentes no paladar.

Classificação: Muito bom

Porto Alegre Tawny

Este Porto é obtido através da lotação de vinhos de diferentes colheitas, que estagiaram em barris de carvalho ou pequenos tonéis. Tem cor aloirada e aromas evoluídos que remetem a frutas secas, como amêndoas e nozes, além de baunilha.

Classificação: Bom

Portal Fine Tawny Porto

De coloração aloirada, tem notas frutadas tanto nos aromas quanto no paladar, trazendo notas de passas, bom corpo e final longo. O Portal Fine White também cai bem com gelo, uma rodela de limão e água tônica.

Classificação: Muito bom

Portal Tawny Reserva

Vinho de coloração cereja, passa cerca de seis anos em barris. Tem aromas de amêndoas, e leve tostado. Um vinho super redondo, com boa acidez, untuosidade e maciez. De acordo com o produtor, é ideal para acompanhar pudins, frutas ou queijos, ou ainda tomado como aperitivo (servido frio).

Classificação: Excelente

Portal Colheita Port – 2000

Engarrafado em 2008, é um vinho de uma só colheita envelhecido em barris por no mínimo sete anos. No nariz traz notas de frutas escuras, compotas e especiarias. Percebe-se muita complexidade no bouquet. É um vinho para respirar. Na boca é agradável, equilibrado e de uma doçura impar.

Classificação: Excelente.

Portal 10 anos

De coloração vermelho aloirado, derrama numerosas e finas lágrimas na taça. Tem aromas intensos que envolvem diferentes características, como florais, frutas secas e madeira. Na boca, apesar de ser potente é bem agradável. Sensação de uvas passas e final longo. Deve ser servido ligeiramente refrescado

Classificação: Muito bom.

Portal 20 anos

Também tem uma ótima complexidade aromática, com predominância de frutas secas (nozes e amêndoas) e um leve sabor de figo. É um vinho que enche a boca, com longa persistência. O sabor é de tostado e frutos secos.

Classificação: Muito bom

Cellar Reserve Port

Este Porto é envelhecido após minuciosa escolha do enólogo Paulo Coutinho e do “blender” Jeremy Bull. Eles conseguiram criar um vinho de coloração violeta, com aroma e sabor frutados, ressaltando a amora. Madeira em equilíbrio e doçura na medida também são características do Cellar Reserve.

Classificação: Excelente

Portal Late Bottled Vintage – 1998

Tem cor rubi com reflexos violáceos. Os aromas são de frutas vermelhas, ressaltando ameixa, e uva passa. É um vinho marcante na boca, frutado e com toques de pimentão. Bom equilíbrio de madeira, taninos de boa qualidade e longa persistência.

Classificação: Excelente

Portal Vintage – 1995

Vinho de coloração púrpura bem fechada, que passou dois anos em barris. De acordo com o produtor “evoluirá harmoniosamente durante décadas”. O álcool está um pouco aparente no nariz, onde também dá para se perceber um bom frutado. Na boca quem marca é a ameixa.

Classificação: bom.

Portal Vintage – 2000

Por incrível que pareça, este Porto Vintage está mais vivo que o da safra de 2005. Tem cor violeta e uma explosão de frutas e flores no aroma. Bem equilibrado, seus taninos apresentam ótima qualidade. Parte do vinho foi vinificado em lagares e outra parte em cubas de fermentação de aço inoxidável com controle de temperatura

Classificação: Excepcional

Portal Vintage – 2004

As melhores uvas da Quinta do Portal foram cuidadosamente colhidas à mão entre 25 e 30 de Setembro, e depois conduzidas ao lagar e a cubas de fermentação. Frutado no aroma e no sabor, tem taninos jovens e deve ganhar muito com a guarda.

Classificação: Bom

You Might Also Like

0 Replies to “Vinhos da Quinta do Portal no Recife”

  1. Olá, meu nome é Ane e sou artesã. Vcs podem se perguntar qual o motivo de entrar no site de vinhos, é o seguinte: eu trabalho com caixas especializadas de Vinho. com motivos regionais ou não, e quem gosta de Vinho com certeza gosta de transportar e de exibir seu Vinho, por que não em uma belíssima caixa de Vinhos. Acessem artefinal.elo7.com.br e vejam as cixas de vinho ou pelo link direto do produto: elo7.com.br/item/6330C/
    elo7.com.br/item/5C7E4/
    OBRIGADA E APRECIEM ESTA NOVIDADE

  2. Olá, meu nome é Ane e sou artesã. Vcs podem se perguntar qual o motivo de entrar no site de vinhos, é o seguinte: eu trabalho com caixas especializadas de Vinho. com motivos regionais ou não, e quem gosta de Vinho com certeza gosta de transportar e de exibir seu Vinho, por que não em uma belíssima caixa de Vinhos. Acessem artefinal.elo7.com.br e vejam as cixas de vinho ou pelo link direto do produto: elo7.com.br/item/6330C/
    elo7.com.br/item/5C7E4/
    OBRIGADA E APRECIEM ESTA NOVIDADE

  3. Olá, meu nome é Ane e sou artesã. Vcs podem se perguntar qual o motivo de entrar no site de vinhos, é o seguinte: eu trabalho com caixas especializadas de Vinho. com motivos regionais ou não, e quem gosta de Vinho com certeza gosta de transportar e de exibir seu Vinho, por que não em uma belíssima caixa de Vinhos. Acessem artefinal.elo7.com.br e vejam as cixas de vinho ou pelo link direto do produto: elo7.com.br/item/6330C/
    elo7.com.br/item/5C7E4/
    OBRIGADA E APRECIEM ESTA NOVIDADE

  4. OBRIGADA POR ABRIR A PORTA DO SEU CLUBE PARA MIM, TENHO UM IRMÃO QUE PARTICIPA DO CLUBE DO VINHO EM JOÃO PESSOA E TAMBÉM ESTOU DIVULGANDO MEUS PRODUTOS LÁ.
    ACESSEM OS LINKS E CONHEÇAM OS PRODUTOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *