Que vinho tomar na ceia de Natal?

Foto: O Globo
Na hora de decidir que vinho tomar durante a ceia de Natal, muitos ficam confusos com a variedade de opções de pratos e as suas combinações com a bebida.

Vou ser bem genérica e dar algumas sugestões simples, que podem ajudá-lo na hora da escolha. Tim-tim e feliz Natal!

Para um jantar eclético:
Suponhamos que na sua ceia tenha canapés de entrada. Sugiro espumante nacional brut ou brut rosé. Se o jantar tiver peixe, acompanhe com um branco da uva chardonnay. Para acompanhar carnes e aves, escolha um tinto versátil, como um merlot. Na sobremesa, vá de espumante moscatel.

Prato principal – Bacalhau:
Escolha um tinto português alentejano.

Prato principal – Peru:
Acompanhe com um vinho tinto leve, com pouco tanino, como um da uva Pinot Noir.

Um só vinho para todo a ceia:
Já se você quiser ficar em um só vinho (essa é a minha opção particular), sugiro um espumante brut (seco). As borbulhas e a acidez cortam a gordura da comida. Portanto, normalmente vão bem com as comilanças da ceia. Lembrando que ele não vale para a sobremesa. Prefira um moscatel ou vinho do Porto. Caso a sobremesa seja muito doce, como a rabanada, acompanhe com um vinho late harvest.

Caso tenha alguma dúvida de harmonização com o prato que vai servir, pergunte. Se der tempo, terei prazer em responder.

You Might Also Like

0 Replies to “Que vinho tomar na ceia de Natal?”

  1. Até hj não gostei de nenhum moscatel que comprei … definitivamente… tens sugestão de algum? A dica do merlot eu uso sempre :). Acho que vou arriscar a dica do Gourmandise e tentar um vinho verde, só para inovar um pouco. Na seia anterior levei um malbec pra comer com o pernil, que foi um terror … o pessoal aqui de casa não se animou com ele. Eu fiz errado? Na minha opinião tava bom …

  2. Feliz Natal pra todos!

    Nina, também acho ótima a combinação do verde tinto com bacalhau. Acontece que muita gente não está acostumada com a rusticidade e a potência desse tipo de vinho e, no começo, estranha. Mas é uma ótima pedida. Valeu a dica!

    Bruno,
    Moscatel pode incomodar pela doçura. Eu mesma não curto tomar sozinho, só acompanhado de sobremesas. Dependendo da combinação, dá uma bela levantada no espumante.
    O malbec não tá errado com o pernil. Mas quer agradar na próxima? Tente um tinto alentejano de preferência. Sugestões: Montado (José Maria da Fonseca) ou Aragonês (Esporão).

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *