Vinho e comida baiana
O escanção (sommelier) e diretor da Associação de Escanções de Portugal, José Carlos Santanita, vai provar que comida baiana combina com vinho. Durante o curso “Novas técnicas de harmonização”, que acontece neste dia 09, às 19h, na Escola de Vinho da Miolo, em Salvador, ele dará exemplos práticos de harmonização da gastronomia local com vinhos portugueses e brasileiros. O investimento no curso é de R$ 100. As inscrições podem ser feitas pelos fones: (71) 3346-5910 e (71) 3482-1400. Também pelo e-mail: comercial@cataeventos.com.br.
Os pratos mais saborosos de São Paulo
Foram apresentados esta semana os ganhadores do “Prêmio Paladar – Os Melhores Pratos da Cidade”. Criada em 2006 pelo caderno Paladar do jornal O Estado de São Paulo, a iniciativa é um reconhecimento à culinária da capital paulista. Os vencedores receberam o troféu o “Prato de Paladar”, símbolo da qualidade da cozinha do restaurante, criado este ano pelo artista plástico Luciano Scherer.
Conheça os ganhadores:
– Bistrô: Navarin de cordeiro com couscous (Allez, Allez!)
– Carne: Filé alpino (Caverna Bugre)
– Carne de Porco: Cochinillo (Eñe)
– Entrada: Vellutata de tomate (Emiliano)
– Laboratório Paladar: Peixe do dia à baixa temperatura com banana-da-terra (Maní)
– Massa: Gnocchi de batata com recheio de ossobuco (Fasano)
– Oriental: Maguro nuta (Kinoshita)
– Peixe e Frutos do Mar: Merluza negra grelhada com purê de cebola na tinta de lula, (Porto Rubaiyat)
– Pizza Margherita (Speranza)
– Sobremesa: Mil-folhas (La Brasserie)
– Sushi: (Shin-Zushi)
– Trivial: Feijão com arroz e bife (D.O.M).
Mais detalhes: www.estadao.com.br/paladar
Tive a oportunidade de comer esse mil folhas do La Bresserie, numa magnifica degustação de que participei, e voltei apaixonado tanto pelos vinhos como por essa soberba sobremesa. Que bom saber que faturou esse prêmio. Quer dizer que meu paladar anda bem aguçado!