A Veja São Paulo acaba de divulgar o resultado de uma avaliação às cegas de espumantes nacionais feita por cinco especialistas brasileiros. A sommelière Alexandra Corvo; o editor de gastronomia de Veja São Paulo, Arnaldo Lorençato; o colunista de vinhos da Folha de S.Paulo, Jorge Carrara; o sommelier do Grupo Fasano, Manoel Beato; e o diretor da Associação Brasileira dos Sommeliers, Mario Telles Jr., deram notas de 0 a 100 para cada um dos rótulos selecionados. Os aspectos analisados foram a aparência, o aroma e o sabor. Confira o resultado .
Veja também a avaliação do Escrivinhos sobre o vencedor do teste, o espumante gaúcho Miolo Brut .
O que não tem explicação é porque não estava na degustação o Dom Candido Brut, que foi o vencedor do ranking da Playboy neste ano.
Também não achei na revista nenhuma explicação sobre o critério com o qual foram escolhidos os vinhos degustados.
Uma pena.
abs
Completando o colega, você tem a informação se os jurados na degustação da Playboy e da Veja foram os mesmos, ou se tinha algum que participou dos dois? Seria legal analisar isso. Seria legal também, comparar o resultado de um ranking em relação à outro de um mesmo espumante.
Oi gente,
Na Playboy foram oito jurados. Em comum nos dois concursos participaram apenas Alexandra Corvo e Manoel Beato.
Alguns espumantes figuraram nas duas listas:
– Aurora Brut – 3º Playboy / 12º Veja
– Château Lacave Brut – 5º Playboy / 11º Veja
– Peterlongo Brut – 8º Playboy / 10º Veja
– De Greville Brut – 9º Playboy / 9º Veja
Nem o Miolo Brut nem o Dom Cândido (os primeiros lugares nos dois concursos) apareceram no ranking oposto. Vai ver que nem concorreram!
Grande abraço,
Fabiana