Miolo inaugura complexo enoturístico no Vale do São Francisco

Fotos: Divulgação
A Fazenda Ouro Verde concluiu as obras de expansão de seu complexo enoturístico semelhante ao existente hoje no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Os visitantes poderão contar com visitas guiadas à vinícola, localizada em Casa Nova, no Vale do São Francisco (Bahia), conhecer o processo de produção e envelhecimento dos vinhos, fazer cursos na sala de degustação e adquirir produtos no varejo. “A beleza da região e sua vocação como produtora de vinhos finos a torna um ponto turístico potencial para o brasileiro e para os estrangeiros”, afirma o sócio-proprietário da Vinícola Lovara, integrante da Miolo Wine Group, Eurico Benedetti.

O complexo integra um investimento de R$ 30 milhões iniciado em 2001 que prevê a ampliação da capacidade da vinícola para 10 milhões de litros/ano entre vinhos, espumantes e brandies. Serão gerados ao todo 300 empregos. “Decidimos expandir nossa produção para atender à crescente demanda pelos vinhos da linha Terranova, que desde que chegou ao mercado vem conquistando um público fiel progressivamente, e do brandy Osborne, classificado entre os líderes de seu segmento de atuação”, afirma o diretor-superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo.

Além dos recursos da Fazenda Ouro Verde, houve apoio do governo da Bahia, através do Desenbahia, agência de fomento criada pelo governo baiano que visa estimular o desenvolvimento do estado, da Bahiatursa, órgão oficial de turismo responsável pela coordenação e execução de políticas de promoção, fomento e desenvolvimento do turismo estadual, além do Banco do Nordeste e Banco do Brasil.

O complexo

Ao chegar à Fazenda Ouro Verde, os visitantes irão se deparar com uma paisagem combinando as características únicas dos vinhedos em meio ao semi-árido com uma estrutura composta de uma cantina, cave subterrânea, engarrafamento, destilaria, sala de degustação e varejo com todos os produtos da Miolo Wine Group. Os turistas poderão circular por todos estes locais em visitas guiadas. O público aguardado é formado por profissionais e simpatizantes do vinho, assim como o que visita a cantina no Vale dos Vinhedos.

Fazenda Ouro Verde

No segundo semestre de 1999, João Benedetti (sócio da Fazenda Ouro Verde) estava numa viagem ao nordeste, na companhia de Adriano Miolo. Ao provarem uvas do tipo Moscatel produzidas às margens do Rio São Francisco, Benedetti comentou que elas ideais para a produção de espumante. Na volta, os dois fizeram contato com a Embrapa de Bento Gonçalves, que possuía todos os equipamentos e tecnologia para a produção de Moscatel, concordando em contribuir com os primeiros ensaios.

Depois de inúmeros testes, são elaboradas as primeiras garrafas de espumante Moscatel com uvas produzidas no Nordeste Brasileiro. A Vinícola Miolo cria uma nova marca para identificar os produtos elaborados com as uvas da região: Terranova.

Em 2005, as condições da Fazenda Ouro Verde despertaram o interesse da espanhola Osborne. A empresa estava atenta ao desenvolvimento dos mercados mundiais e visualizaram no Brasil muitas oportunidades. Maior produtora de brandy da Espanha e uma das mais respeitadas vinícolas daquele país, a Osborne firmou parceria com Miolo e Lovara para produzir brandy no Brasil, na Ouro Verde.

O projeto exigiu investimento de US$ 5 milhões na destilaria, plantio de novos vinhedos, infra-estrutura e desenvolvimento do produto. O processo de produção do brandy na Fazenda Ouro Verde é igual ao da Osborne na Espanha.

A Fazenda Ouro Verde integra a Miolo Wine Group, criada em 2006 para reunir uma linha de mais de 70 produtos elaborados a partir de parcerias nacionais e internacionais. Tem por objetivo atuar no mercado mundial com uma variedade de vinhos de qualidade que atenda a todos os segmentos. O Grupo possui sete projetos: Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos, RS), Fortaleza do Seival Vineyards (Campanha, RS), RAR (Campos de Cima da Serra, RS), Lovara Vinhos Finos (Serra Gaúcha, RS), Fazenda Ouro Verde (Vale do São Francisco, BA), Viasul (Chile) e Osborne (Espanha e Portugal).

Mais informações: www.miolo.com.br

You Might Also Like

0 Replies to “Miolo inaugura complexo enoturístico no Vale do São Francisco”

  1. estive na fazenda ouro verde em maio e achei fascinante gostei muito o atendimento foi execelente e produz vinhos de muita qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *