Miolo Cuvée Giuseppe – 2004

Já havia provado este vinho há algum tempo, durante uma degustação. Como o rótulo está na lista dos medalhistas de ouro do prêmio Wine Brasil Awards 2008, resolvi escrever as minhas impressões sobre ele.

Primeiro, gostaria de abrir um parêntesis para explicar porque muitas vezes não comento imediatamente sobre um determinado vinho que degusto. A razão é que prefiro ir postando um vinho por vez, para poder dar um detalhamento maior sobre cada um deles. Como todo ser humano, também estou suscetível a problemas de saúde, como gripes, que muitas vezes impossibilitam uma boa degustação. Por isso, guardo algumas anotações na caderneta para usar em momentos oportunos, como as do Cuvée Giuseppe, um vinho muito bem elaborado pela Miolo, provado durante a Vinho Outlet, em São Paulo.

Trata-se de um corte de Merlot e Cabernet Sauvignon produzido com uvas cultivadas no Vale dos Vinhedos (RS). Para manter sua qualidade, a produção é de apenas seis toneladas de uva por hectare. A bebida é amadurecida separadamente por cepa em barricas novas de carvalho francês durante 12 meses e, depois, passa por mais um ano de envelhecimento na garrafa em caves subterrâneas e climatizadas.

Sua coloração é vermelho rubi bem intensa com reflexos violáceos. Tem grande intensidade de aromas, onde estão presentes ameixa, compotas, couro e tostado. Na boca as frutas vermelhas surgem com mais intensidade. Os taninos são macios e a madeira está bem integrada ao conjunto. É um vinho equilibrado, com boa persistência, que já pode ser bebido com prazer. Sua graduação alcoólica é de 13%. A faixa de preço é de R$ 40 a R$ 50.

You Might Also Like

0 Replies to “Miolo Cuvée Giuseppe – 2004”

  1. Oi Fabiana…

    a pergunta que te faço é: vale os 40, 50 reais?

    já vi na loja, peguei um desses na mão, mas nessa faixa de preço tem tanta coisa boa…

    abs!
    Alexandre
    diarieodebaco.com.br

  2. Oi, Alexandre!
    Tinha a mesma dúvida sua. Também não comprei e só provei porque foi em uma degustação. A gente encontra muito importado de boa qualidade nessa faixa de preço e até mais barato. Embora o valor não seja muito tentador, vale dar uma chance ao Cuvée Giuseppe. Achei um vinho bastante elegante e diferenciado.

    Saúde!
    Fabiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *