Dal Pizzol Tannat – 2004

Já gostaria de ter comentado sobre este vinho há algum tempo. Porém, semana passada abri outra garrafa dele e não podia deixar de compartilhar o que achei. O Dal Pizzol é um vinho feito em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Em minha opinião, é um dos melhores nacionais que já tomei. O seu custo-benefício também é bastante interessante. Encontrei em promoção na Casa dos Frios, no Recife (ver endereço), por R$ 17,90. O preço normal varia de R$ 25 a 30.

Trata-se de um vinho muito bem elaborado, com uma produção restrita a cinco mil litros. Feito com 100% da uva Tannat, casta de origem francesa e que hoje é símbolo da vitivinicultura do Uruguai, ele amadurece por 15 meses em tonéis de madeira, depois é estabilizado e filtrado. A bebida passa três meses descansando na garrafa antes de ser comercializada.

Na taça, apresenta uma coloração rubi bem fechada com reflexos violáceos, lágrimas em quantidade e uma pequena formação de cristais. É um vinho com ótima intensidade de aromas, onde ressaltam-se notas de ameixas, especiarias, couro e tostado. Na boca é agradável, encorpado, com taninos macios e boa acidez. Tem uma doçura diferente, talvez vinda da boa qualidade tânica. Além de manter as impressões de frutas vermelhas, deixa um longo final, lembrando tostado. Possui 12% de álcool na composição.

You Might Also Like

0 Replies to “Dal Pizzol Tannat – 2004”

  1. Olá, Fabiana!

    Estou voltando de uma circulada pelo Agreste do nosso Estado; e já estava com saudade do blog da amiga!

    O próximo vinho do mês dos Enoblogs será escolhido por mim.

    E, lhe adianto em primeira mão, estou pensando em escolher um vinho da Dal Pizzol, uma vinícola que não cobra os olhos da cara pelos bons vinhos que produz.

    Isso, em termos de vinícolas nacionais, é digno de elogios.

    Saúde, confreira!

  2. Que bom que estás de volta, confrade! Certamente vai fazer uma boa escolha. Além do Tannat, já tomei o Chardonnay e o Pinot Noir deles. Agora estou vontade de provar o Ancellotta. Já ouvi algumas boas referências sobre este vinho. Sempre compro Dal Pizzol na Casa dos Frios, mas não sei se eles já estão com este rótulo. Bem, seja qual for a sua escolha, terei prazer em degustar e comentar.

    Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *