O uso do decanter

Para os que não estão familiarizados, o decanter (ou decantador) é um recipiente de vidro ou cristal para onde se transfere o vinho depois de aberto. Esse procedimento faz com que alguns vinhos liberem seus aromas. Em rótulos de mais idade, serve para separar os sedimentos que se formam na bebida. Para isso, é necessário que antes de colocar o vinho no decantador, a garrafa fique em pé durante o tempo suficiente para que a matéria em suspensão desça. Depois, se transfere delicadamente o conteúdo para o decanter, de maneira que o depósito fique na garrafa original.

Não é necessário decantar os vinhos brancos, pois eles não criam borra. Porém, alguns especialistas afirmam que aerar os grandes vinhos brancos ajuda a liberar novos aromas. Para mim, os mais delicados, como os Riesling ou Sauvignon Blanc, nada têm a ganhar com a decantação.

Quanto aos vinhos velhos, é recomendável decantá-los pouco tempo antes de servir. Os mais concentrados, como os Barolo, Barbaresco e Brunello de Montalcino evoluem com a decantação. Mas não só os grandes vinhos devem ser decantados. Um Cabernet Sauvignon encorpado do Novo Mundo, por exemplo, pode ser beneficiado depois de “respirar” um pouco no decanter.

A maioria dos estudiosos recomenda a decantação para oxigenar os vinhos jovens, mas nem todos concordam com isso. Uma dessas pessoas era o reconhecido enólogo francês Emile Peynaud, já falecido. Ele dizia que a oxigenação só prejudicava o vinho. Na prática, podemos perceber que alguns vinhos “amaciam” depois de decantados. Os que são muito tânicos, por exemplo, têm a adstringência diminuída e ganham mais aromas.

A MADAME E O DECANTER

Conta o jornalista Carlos Alberto Sardemberg que uma conhecida socialite brasileira ficava chateada com o uso do decantador porque não dava para os participantes do jantar saberem qual era o vinho que estava sendo servido. Portanto, ela tirava o rótulo da garrafa e colava no decanter. Além de deselegante, a solução não tem nada de prática. O crítico Renato Machado, parceiro de Sardemberg na rádio CBN, diz que o ideal quando se usa o decantador é colocar a garrafa original do lado para o convidado saber o que está tomando.

You Might Also Like

0 Replies to “O uso do decanter”

  1. E preciso cuidado ao presentear com um decanter. Tenho um amigo que visitou um presenteado e viu o decanter com um lindo arranjo de flores dentro.

  2. Ta aí um assunto complicado, uns dizem que é bom decantar outros autores e especialistas dizem que não. Pra variar não há um consenso geral.Muito boa a máttéria. É bom que quebra um pouco a sequência de assuntos de garrafas, não que esteja enjuativo, muito pelo contrário. Mas diversificar o assunto é legal.

    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *