O brandy é uma bebida forte, obtida através da destilação do vinho. Normalmente é envelhecida em carvalho e chega a ter 40% a 60% de álcool em sua composição. Devido ao clima do país, não é muito comum ver os brasileiros tomando brandy por aí. Porém, a Miolo Wine Group e a espanhola Osborne resolveram apostar as fichas e começaram a comercializar, desde 2006, o Brandy Osborne, produzido na Fazenda Ouro Verde, no Vale do São Francisco, na Bahia. Segundo a Miolo, a bebida já detém cerca de 40% de participação de mercado em sua categoria nas principais capitais do país, incluindo o Recife. Em 2007, foram comercializados 145 mil litros da marca.
Para explorar melhor o brandy no clima do Brasil, os fabricantes vêm sugerindo o seu consumo com gelo. “Alguns consumidores falam que pode ser um substituto do whisky”, afirma Edgard Zampini, diretor-geral da Osborne para a América Latina. Em 2007, o brandy Osborne recebeu medalha de prata no concurso realizado pela International Spirit Wine, na Alemanha, onde disputaram conhaques e brandies de todo o mundo.
Além de ser o consumido puro, o brandy também pode ser misturado a outras bebidas. A minha sugestão é com chocolate quente (de preferência, no frio).
Já tomei conhaque. Preciso experimentar o brandy.
Otima dica.
R.F.