Um delicioso pedacinho da Itália no Recife

Foto: Marília Santos
Recém chegados de uma temporada entre Itália e França, a gastrônoma Suzana Meira Lins e o gourmet italiano Francesco Papagno apresentaram ontem (11) o menu outono-inverno 2008 do charmoso Felinni Vineria & Ristorante, no Recife. O local, que conta com uma carta de vinhos com 105 rótulos assinada pelo sommelier Manoel Beato (autor do Guia Larousse de Vinhos e responsável pela adega do restaurante Fasano, em São Paulo), aposta na tradicional cozinha italiana, aliando uma grande variedade de pratos no cardápio a renomados vinhos não só daquele país, mas como argentinos, chilenos, brasileiros, portugueses, entre outros.

Na apresentação, os convidados conheceram detalhes da elaboração de alguns dos 81 pratos da casa, degustando iguarias como a Bresaola della Valtellina in carpaccio – uma entrada com fatias de carne de boi maturada (versão do presunto de Parma elaborado com carne bovina), servida com rúcula e lascas parmesão; Tortina di gamberi e formaggio brié – deliciosa tortinha de camarões e queijo brie fundido; e uma grande variedade de Bruschettas (foto) com ingredientes tipicamente italianos.

Entre os pratos, alguns ganham destaque e prometem concorrer ao posto de carro-chefe do Fellini. Um deles é a Costata alla Fiorentina – um corte especial de carne bovina importada, assada em chapa, servida com batatas chips ou tagliolini na manteiga. Segundo Suzana, não existe prato igual no Norte/Nordeste. Outro é o Coniglio arrosto con Patatine al forno – coelho assado na manteiga de sálvia com batatinhas ao forno. Para a elaboração deste prato, Francesco explica que a carne é marinada por 36 horas em vinho branco, sálvia, ervas, tomilho, cebola e alho. Além disso, massas recheadas, frutos do mar, carnes diversas, risotos e sobremesas, entre outros, compõem o muito bem elaborado cardápio.

A degustação dos novos pratos foi acompanhada com o tinto Primitivo Puglia IGT, safra 2006, produzido pela San Marzano, na Itália e elaborado 100% com a uva Primitivo. Um vinho ainda jovem, mas com boa personalidade. Escuro e encorpado, tem toques de especiarias e baunilha. Harmonizou bem com as Bruschettas e a Bresaola della Valtellina in carpaccio.

O Fellini Vineria & Ristorante fica na Av. Conselheiro Aguiar, 1881-A, Boa Viagem, Recife. Funciona de terça a sábado, a partir das 19h. Fone: (81) 3466.6376.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *