Tio Pepe

Tio Pepe é a marca mais conhecida em todo o mundo de um tipo muito interessante de vinho: o Jerez (pronuncia-se rerez). Produzido por Gonzalez Byass, na Andaluzia, sul da Espanha, é um equivalente ao vinho do Porto, já que só é feito naquela localidade. Elaborado com a uva branca Palomino, é acrescido de álcool na forma de aguardente vínica, deixando-o fortificado. Depois disso é colocado em tonéis, onde depois se desenvolve uma levedura natural da região. Esse “véu” impede a oxidação da bebida. Hoje o Tio Pepe não é considerado tão forte, pois seu teor alcoólico passou, com o tempo, por um processo de redução, baixando de 17,5% para 15%.

O resultado é um vinho de cor amarelo palha brilhante. O nariz é de grande intensidade, indo de aromas de flor a minerais, maçã e toques salgados de amêndoas e nozes. Bastante seco (com amargor característico), cremoso e equilibrado, combina com frutos do mar, castanha, presuntos crus e as famosas tapas espanholas. Merece ser provado.

O Tio Pepe é importado pela Aurora, onde custa R$ 82,40.

SOBRE A FOTO:

Me espera no Tio Pepe” – A foto é do famoso letreiro Tio Pepe, na Puerta Del Sol, centro de Madri. O anúncio é tão conhecido que virou ponto de referência.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *