Miolo comemora 20 anos de produção de vinhos no semiárido brasileiro

A Vinícola Terranova, marca que faz parte da Miolo Wine Group, está comemorando este mês 20 anos de atuação no semiárido brasileiro. Localizada em Casa Nova, município baiano que fica na região do Vale do São Francisco, a propriedade alcançou nesse período a marca de 200 hectares de vinhedos e uma produção anual de 4,5 milhões de litros de vinhos, espumantes, suco de uva e destilados.

Irrigados pelo Rio São Francisco, os vinhedos cultivados na Vinícola Terranova dão vida ao ambiente que já foi sertão, deixando a paisagem do lugar mais verde.

A plantação ganhou raízes a partir de 2001, ano em que também começou a construção da vinícola, com projeto concluído em 2008. O primeiro vinho elaborado na região foi o Terranova Shiraz. A partir daí, a produção de espumantes foi intensificada, sobretudo com o Terranova Moscatel, espumante mais vendido da marca.

É na Terranova que também nasce o Testardi Syrah, o rótulo ícone do Grupo Miolo no Nordeste. O nome é um termo italiano que significa teimoso e remete à obstinação e persistência. Com ele, a marca mostra que é possível cultivar uvas e fazer um grande vinho neste local inusitado. Na unidade, são elaborados todos os rótulos Terranova, além de alguns das marcas Miolo e Almadén.

Além dos vinhedos, a estrutura da propriedade é composta por uma cantina, cave subterrânea, espaço para engarrafamento, destilaria, sala de degustação e varejo.

“Nosso maior desafio no Vale do São Francisco é o clima, que também é nossa grande oportunidade. Mesmo seco e com solo árido, unimos conhecimento em Enologia com a tecnologia da irrigação, o que nos possibilita realizar duas safras no ano. Desde o início, acreditamos nesse solo, que hoje nos permite colher uvas todos os dias. Fomos teimosos, assim como este terroir”, comentou o diretor superintendente do Grupo Miolo, Adriano Miolo.

Entre as variedades plantadas na propriedade Terranova, estão as brancas Moscato Itália, Chenin Blanc, Verdejo, Sauvignon Blanc. Entre as tintas estão a Shiraz/Syrah, Cabernet Sauvignon, Grenache, Mourvedre e Tempranillo.

Atualmente, todos os vinhos varietais do grupo Miolo feitos com a uva Syrah são provenientes do Vale do São Francisco.

A colheita é feita de maneira manual e mecanizada.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *