Planalto Reserva Douro DOC 2015 (#CBE)

No primeiro dia do mês, como de costume, eu sempre trago aqui o tema da Confraria Brasileira de Enoblogs (#CBE). Desta vez, a pedida foi do confrade Felipe Silva (Blog BebadoVinho), que chegou com uma ótima proposta para esta época de festas. Ele sugeriu o seguinte tema:

“Como no fim do ano o pessoal gosta de saborear um bacalhau (eu me incluo), e como geralmente a noite de natal é uma noite quente, que tal um vinho branco português para acompanhar? De preferência feito com a
uva Arinto (varietal ou com ela na composição). Mas caso não encontre, qualquer branco português está valendo”.

Eu não escolhi um 100% Arinto, mas um vinho que tem essa uva na composição, junto com outras variedades. Ele foi provado recentemente no evento Wine Day Casa dos Frios, no Recife, com o pessoal da importadora Zahil. É um vinho que eu já conheço e acho simplesmente incrível e que, com certeza, cai muito bem com um bom bacalhau. Confira a avaliação:

Tipo: Branco.
Produtor: Casa Ferreirinha.
Origem: Douro, Portugal.
Características: Elaborado com as castas Viosinho, Malvasia Fina, Gouveio,  Códega, Arinto, Rabigato
e Moscatel,  exibe na taça uma coloração amarelo palha com leves traços esverdeados. Possui uma fineza aromática impressionante, trazendo notas cítricas, de frutas brancas e florais. Presença marcante na boca, com sua ótima acidez, bom corpo e sabor que remete novamente ao caráter cítrico e frutado, com uma ponta de mineralidade. Final longo e duradouro. O vinho não tem passagem por madeira e sua graduação alcoólica é de 13%.

Classificação: Excelente (Importado pela Zahil. No Recife, à venda na Casa dos Frios)
Média de preço: R$ 120

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *