Drinks com espumantes caem no gosto dos brasileiros

Já se foi o tempo em que a cerveja dominava os copos dos brasileiros. No Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, por exemplo, já é possível encontrar carrocinhas em plena praia comercializando espumante – bebida que vem despontando como uma das preferidas entre os consumidores em todo o país. De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), de janeiro a novembro de 2015, somente as vinícolas gaúchas comercializaram 17,4 milhões de litros de espumante, o que significa um aumento de 16,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.    

A caipirinha, quem diria, também está sendo passada para trás pelos drinks com borbulhas. Um deles é o Aperol Spritz, onde o espumante é misturado ao Aperol, bebida de origem italiana que tem cor e sabor de laranja. “Este foi eleito o drink do momento pelo The New York Times”, observa Aloisio Sotero, co-fundador e responsável pelo Marketing e Inovação da Wine in Pack, e-commerce brasileiro especializado em packs de vinhos.  

Outras novidades que estão caindo no gosto dos brasileiros são os espumantes e champagnes feitos especialmente para serem consumidos com gelo. “São bebidas com dosagem mais doce, na qual o açúcar é utilizado como um intensificador de sabor. Por isso, devem ser consumidas com gelo, realçando seus aromas e sabores”, explica o sommelier e Wine Care da Wine in Pack, Luiz Filho. Veuve Clicquot e Möet e Chandon são grandes marcas que já investem neste segmento.  

E para comprovar a criatividade brasileira, nada mais refrescante que os geladinhos (ou sacolés) feitos com espumante, frutas e açúcar. “No nosso site disponibilizamos receitas para se preparar o geladinho com espumante Chandon”, informa Aloisio Sotero, lembrando que outra maneira de se aproveitar a bebida no Verão é preparando sangrias, onde no lugar de vinho é adicionado espumante junto às frutas, gelo e açúcar.

Para quem não se arrisca a preparar um drink, a marca de sorvetes Dilleto e a vinícola Chandon juntaram-se para oferecer o Sgroppino, um picolé feito à base de espumante demi-sec, sorbet de limão siciliano e do licor Limoncello. Ou seja, tem opção para todos os gostos.

Para o Dino.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *