Provei com sushi o vinho eleito no Japão como o melhor para acompanhar este tipo de culinária

Há alguns dias, tivemos uma degustação on-line promovida pelo Winebar. No encontro, vários blogueiros e formadores de opinião do mundo do vinho provaram e comentaram três rótulos da vinícola chilena Arboleda, numa conversa com a presença da embaixadora da marca, Maria Eugenia Chadwick. Entre os três bons vinhos provados estava este Chardonnay, eleito recentemente pelo Sakura Japan Women’s Wine Awards o melhor vinho para acompanhar sushi. Esta competição reúne os mais competentes especialistas de vinho do Japão. Este ano, 340 profissionais participaram da avaliação.    

Para comprovar este título, resolvi prova-lo acompanhando sushis, sashimis e afins.

Confira as minhas impressões:

Arboleda Chardonnay 2013

Tipo: Branco.
Produtor: Viña Arboleda.
Origem: Aconcágua, Chile.
Visual: Cor amarelo dourado brilhante.
Olfato: Ótima complexidade e qualidade. Envolve notas de mel, mineral, lichia, jaca, floral, folha de limoeiro e um leve toque tostado.
Paladar: Bem estruturado, mostra excelente acidez e final prolongado. O sabor reflete as mesmas sensações do nariz.
Outras considerações: Elaborado 100% com a variedade Chardonnay, o vinho foi fermentado em barricas de carvalho francês (30% novas) e maturou em contato com suas borras durante dez meses. Tem 13,5% de álcool.
A harmonização: O vinho realmente combina perfeitamente com sushi. Principalmente com as peças de salmão, por conta da sua boa untuosidade e acidez, que contrastam com a gordura do peixe. Por ser um vinho delicado e fresco, se envolve muito bem com este tipo de culinária e, surpreendentemente, foi muito bem com gengibre, um ingrediente difícil de harmonizar. Aprovado.    

Classificação: Excelente.
Média de preço: R$ 120 (Importadora World Wine)  

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *