Porto Fonseca completa 200 anos e prepara lançamentos

Está registrada nos livros do Arquivo da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, no dia 8 de Abril de 1815, uma compra de 32 pipas de Vinho do Porto feita por João dos Santos Fonseca. Esta é a primeira evidência da atividade comercial da empresa de Vinhos do Porto Fonseca, que hoje pertence ao grupo The Fladgate Parnership, também detentor da marca Taylor´s.      

Em todos estes anos de história, a empresa passou pelas mãos de quatro famílias. Os Fonseca, os Monteiro, os Guimaraens e a família Yeatman. James Suckling, no seu livro de referência sobre vinhos do Porto Vintage, escreve o seguinte: “Os Portos Vintage da Fonseca são talvez os mais consistentemente excepcionais de todos. Não só apresentam uma corpulência notável e uma riqueza poderosa enquanto jovens, mas também mantêm essa juventude durante décadas.”  

Em entrevista à Agência, Lusa, o presidente do grupo, Adrian Bridge, afirmou que já havia ouvido falar da Fonseca muito antes de entrar no negócio do vinho do Porto. Para ele, os vinhos Taylor’s e os Fonseca têm perfis diferentes e um estilo próprio. Os primeiros “são mais fechados”, enquanto que os segundo têm um estilo “muito mais aberto, frutado”. Bridge compara-os a duas conhecidas marcas de carros de luxo inglesas: “Um é o Rolls-Royce (Taylor’s) e o outro é o Bentley”, dizendo que os Fonseca são para “conhecedores”.  

Pioneira na viticultura biológica e sustentável no vale do Douro, a Fonseca mantém uma estreita ligação à vinha e possui três quintas da região, incluindo a emblemática Quinta do Panascal.  

Para celebrar o Bicentenário, um vasto programa de provas e comemorações foi organizado em vários mercados espalhados pelo mundo. Esta ocasião será também palco de dois lançamentos especiais:  

CRUSTED – O Fonseca Crusted, numa edição limitada especial do Bicentenário. Engarrafado em 2008, apresenta atrativas notas de envelhecimento em garrafa e é um vinho para celebrar os 200 anos da Fonseca.  

WATERLOO – O ano de 2015 ano marca também o 200° aniversário da Batalha de Waterloo. A derrota das tropas Napoleônicas no dia 18 de Junho de 1815, dez semanas depois de a Fonseca ter iniciado a sua atividade comercial, pôs fim a 26 anos de conflito entre a França e a quase totalidade das nações europeias. Foi um triunfo para o Duque de Wellington, que liderou as forças Anglo-Alemães, fato que será amplamente comemorado na Inglaterra durante os próximo meses. Wellington passou grande parte da sua carreira liderando tropas aliadas de portugueses e ingleses contra as forças Napoleônicas, durante as campanhas peninsulares. Em homenagem ao Duque, a Fonseca criou uma edição especial, a Waterloo Edition, que estará disponível brevemente.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *