Campanha Gaúcha: um breve panorama

Em apresentação realizada ontem, no Hotel Jandaia, em Santana do Livramento, o presidente da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, Afrânio Moraes (foto), traçou um breve panorama da região, localizada no extremo sul do Rio Grande do Sul. Ele, que também é diretor de operações do grupo Miolo, explicou que associação engloba 17 vinícolas e está em busca da Indicação Geográfica “Vinhos da Campanha Gaúcha”.

A produção estimada é de oito milhões de litros. “Esperamos chegar a 15 milhões de litros daqui a cinco anos”, afirmou. Afrânio. O foco é na produção de vinhos finos e espumantes.

Os dados do último cadastro vitivinícola (2007) apontam a existência de 1.300 hectares de vinhedos plantados, sendo 361 deles de Cabernet Sauvignon. Oito municípios estão inseridos na área produtora: Candiota, Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Rosário do Sul, Alegrete, Quaraí e Itaqui. A expansão da vitivinicultura na área começou no final da década de 90.

LOJA – Para divulgar os vinhos da região, a Associação criou a CAVE, que é uma loja com cerca de cem rótulos, localizada em Santana do Livramento – local muito visitado por turistas, uma vez que fica na fronteira com a cidade de Rivera, no Uruguai, conhecida pelos seus free-shops.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *