Rótulo português sinaliza temperatura ideal do vinho

Para quem não sabe a temperatura ideal para servir vinhos, em Portugal, agora é possível contar com rótulos impressos com tinta “termocromática”, que identificam o momento ideal de consumir a bebida. A tecnologia está presente nas garrafas dos vinhos brancos e rosés da Casa Agrícola Alexandre Relvas (CAAR), no Alentejo. A princípio, a tinta termocromática será aplicada nos rótulos dos melhores vinhos da empresa, que são os vinhos branco e rosé da linha Montinho São Miguel. Passado o período de testes, será aplicado em outros rótulos.

A composição reage quando é submetida a uma temperatura inferior a aproximadamente nove graus, passando de transparente para azul. Aparentemente, os rótulos são iguais aos outros e, segundo Alexandre Relvas, o que os distingue é terem uma tinta que muda de cor quando o conteúdo da garrafa está entre oito e 11 graus, temperatura considerada apropriada para consumir os vinhos rosés e brancos.

A novidade já deu bons resultados à linha de vinhos Montinho São Miguel, e proporcionou às vendas  aumento de 20%, em relação ao mesmo período em 2001, quando o crescimento foi de 10%, um número significativo, desde então.

A tecnologia destes rótulos já é utilizada por algumas marcas de cervejas, mas no setor de vinhos, é novidade. O proprietário da vinícola, Alexandre Relvas explica que já existe outro produtor português usando algo semelhante, mas com outro tipo de tinta.

A gente torce para que outras vinícolas sigam o exemplo e tragam esta novidade pra cá também. É esperar para ver, o consumidor agradece.

You Might Also Like

0 Replies to “Rótulo português sinaliza temperatura ideal do vinho”

  1. Atenção que também há um pequeno produtor que usa esta mesma tecnologia há algum tempo… Um Sauvignon Blanc de nome Camaleão 🙂

    fugas.publico.pt/Prova/288952_camaleao-sauvignon-blanc-2010

    Boa continuação !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *