“Na encruzilhada do desenvolvimento”: vinhos da Encruzilhada do Sul

Foto: Sílvia Tonon/Divulgação

Este foi o primeiro tema abordado no Projeto Imagem Nacional, promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), do qual tive a oportunidade de participar, nos dias 21 a 25 deste mês, na Serra Gaúcha

Fomos recebidos na Casa Valduga, onde também estavam reunidos produtores da Lídio Carraro, Angheben e Copetti e Czarnobay.

Foto: Sílvia Tonon/Divulgação

ENCRUZILHADA* – O município de Encruzilhada do Sul fica situado dentro de uma região chamada Serra do Sudeste, no Rio Grande do Sul. Os solos são originados de rochas graníticas. Apresentam-se como francos arenosos, bem drenados e com teores baixos de matéria orgânica (2%). Devido à baixa capacidade de retenção da umidade no solo, mais as altas temperaturas do verão, torna necessária a utilização de sistemas de irrigação

A região situa-se a 427m acima do nível do mar. As temperaturas médias anuais giram em torno de 17°C, com uma amplitude térmica superior a 10°C entre o dia e a noite. Durante o dia, é bastante ensolarada.

Foto: Daniela Villar/Divulgação

Além da criação de animais como bois e ovelhas, a região possui uma vocação natural para a fruticultura, em especial a viticultura. Nessas condições a videira tem um clima naturalmente favorável à produção de uvas com altos teores de açúcar, baixa acidez e excelente concentração de matérias corantes (uvas tintas) e aromas. Além disso, as uvas de Encruzilhada apresentam um elevado grau de sanidade, devido aos fatores climáticos favoráveis, aspecto essencial para elaboração de grandes vinhos, tanto brancos como tintos.

*Com informações da Angheben Vinhos Finos

Confira nos próximos posts os melhores rótulos provados durante a degustação de vinhos da Encruzilhada do Sul. De antemão, a lista deles:

  • Casa Valduga Identidade Marselan – 2007
  • Casa Valduga Identidade Arinarnoa – 2007
  • Lídio Carraro Da’divas Chardonnay – 2010
  • Lídio Carraro Elos (Touriga Nacional + Tannat) – 2008
  • Lídio Carraro Singular Tempranillo – 2010
  • Angheben Pinot Noir – 2010
  • Aghebem Teroldego – 2005
  • Copetti Brut Chardonnay
  • Copetti Alto das Figueiras Merlot – 2009

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *