escrivinhos na imprensa

Confira o que foi publicado sobre o blog escrivinhos na imprensa:

16.07.08 – DIARIO DE PERNAMBUCO / INFORMÁTICA

Novos parceiros
O Pernambuco.com ganhou dois novos parceiros nos últimos dias. São dois blogs: Escrivinhos e Tenhacuidado.com. O primeiro, como o nome sugere, é sobre vinhos. Os amantes da bebida têm no blog da jornalista Fabiana Gonçalves uma deliciosa fonte de dicas sobre como harmonizar vinhos e pratos, como escolher um bom vinho, sugestões de rótulos com bom custo x benefício e mais. Fabiana se considera uma enófila – uma daquelas pessoas que aprecia e é curiosa sobre o assunto. Mas a garota vai longe. Acabou de se matricular no curso de sommelière da Associação Brasileira de Sommeliers São Paulo, que chegou ao Recife. Se o blog já era bom, imagine como ficará. Vale uma visita. O outro parceiro recém-chegado é Fabiano Henrique. Fabiano é editor de imagens por profissão. E resolveu entrar na web para dar dicas a internautas menos atentos em relação às pragas que circulam pela rede todos os dias. Ele recebia muitos e-mails falsos, daqueles que mandam um “abraço virtual” ou que dizem que o seu CPF foi cancelado, sempre com oobjetivo de prejudicar o usuário e roubar senhas e outras informações importantes. Daí surgiu a idéia de criar o Tenhacuidado.com. “Queria fazer um blog autêntico, que fosse realmente útil”, explica. Deu certo. As novidades (e os links) dos dois blogs já estão na capa do portal Pernambuco.com. Confira em http://www.pernambuco.com/. Boa leitura.

14.07 .08 – DIARIO DE PERNAMBUCO – GUIA DE PROFISSÕES

Blog estimula cultura enófila

Foto: Helder Tavares
Jornalista da assessoria de comunicação do Tribunal de Contas do Estado, Fabiana Gonçalves sempre teve interesse por vinhos. O contato vem de berço, graças a seus pais que não se furtavam em tomar uma taça da bebida milenar. Após uma viagem enogastronômica que fez à Espanha, há sete anos, ela passou a pesquisar sobre a área, comprar livros, participar de degustações. Virar uma enófila, ou seja, uma apreciadora e curiosa de vinhos. Responsável pelo setor de intranet e internet do órgão, ela resolveu juntar o útil ao agradável: escrita na web e goles de vinho. Há apenas cinco meses no ar, o blog Escrivinhos (www.escrivinhos.com), único especializado no estado, rapidamente se tornou uma referência em jornalismo gastronômico. E agora está em nova fase. Desde a semana passada, o endereço está hospedado como site parceiro no portal Pernambuco.com. “Meus amigos viam que eu era interessada e sempre me pediam dicas de como harmonizar vinhos com pratos. Daí percebi que Recife é carente em informações de como consultarpreço, onde comprar, quais os melhores produtos”, justifica Fabiana, uma das alunas do curso da ABS-SP. Embora afirme preferir o jornalismo, ela não descarta a possibilidade de seguir a carreira de sommelière. “No meu caso, optei por aprendizado mesmo. Mas quem sabe futuramente”, sinaliza.

15.03 a 15.04.08 – REVISTA PRONEWS

BLOG ESPECIALIZADO EM VINHOS
O público local interessado em tomar um bom vinho agora tem a opção de consultar pela internet dicas de produtos acessíveis, gastronomia e lugares agradáveis. Trata-se do http://www.escrivinhos.com/, primeiro blog pernambucano especializado em vinhos. Idealizado pela jornalista Fabiana Gonçalves, a página – que é atualizada diariamente – traz comentários sobre degustações, sugere onde encontrar os produtos citados, além de informar as respectivas faixas de preço. Com menos de um mês de lançamento, já contabilizou mais de 700 page views

15.03.08 – FOLHA DE PERNAMBUCO / COLUNA BACO E CIA
A jornalista Fabiana Gonçalves lançou o primeiro blog pernambucano especializado em vinhos http://www.escrivinhos.com/. Bem interessante, merece ser visitado.

12.03.08 – JORNAL DO COMMERCIO (RECIFE), COLUNA DIA A DIA
“A jornalista Fabiana Gonçalves lançando o 1º blog pernambucano especializado em vinhos, o http://www.escrivinhos.com/. É para clicar!”

09.03.08 – FOLHA DE PERNAMBUCO, COLUNA FOLHA EMPRESARIAL
“ESCRIVINHOS.COM” – É o nome do primeiro blog pernambucano especializado em vinhos. Idealizado pela jornalista Fabiana Gonçalves, reúne comentários, dicas e lugares para tomar um bom vinho”.

02.03.08 – DIARIO DE PERNAMBUCO / COLUNA UMA PITADA DE TUDO

Para um churrasco heterodoxo

Era domingão de sol. O quintal do meu vizinho recebia no gramado uma imensa piscina de plástico. As 24 garrafas da grade de cerveja mofavam no congelador e a mesa redonda, ao lado da churrasqueira, comportava variedades de carnes. Lingüiças alemãs, picanha, bistecas de porco no limão, asinhas de galinha temperadas no alho e cebolas enroladas em papel alumínio. Estava tudo pronto para ir à brasa. Para acompanhar, farofa de jerimum. Gosto desses dias espontâneos, de farras sem pré-marcação, em que os amigos vão aparecendo e trazendo contribuições deliciosas. Também acredito que são nesses momentos onde se come melhor. Cada um que queria se mostrar mais com suas criações gastronômicas. Se bem que, num churrasco, não há muito o que fazer. Basta alguém no posto de churrasqueiro para a carne sair no ponto certo e, esse alguém, naturalmente, era o anfitrião. Pois bem, meu vizinho é um cara que ama ir a mercados. Herdou o costume do pai. Conhece todos os boxes, comerciantes e sabe exatamente o dia e a hora para ir buscar o melhor produto. Para a nossa tarde de domingo, ele encomendou uma picanha de carne-de-sol. Deixou o corte por duas horas no leite e avisou: “minha gente, essa carne vai ser o pipoco!”. Ficamos aguardando, ansiosos. Bebericamos ali, brincamos com a criançada aqui, até que chegou o aviso: “vai sair a carne-de-sol!”. Fomos à mesa e, bem na hora em que a picanha começava a ser fatiada, chega o irmão do anfitrião. Digamos que Tavinho, o irmão, é o mais velho da família. Leva o nome do pai e já carrega a fama de ser melhor adepto de mercados do que o próprio genitor. Tem a mesma ou maior paixão por mercados, feiras e cozinha. Na mão, trazia uma cioba inteira, já sem as espinhas centrais. A bichinha estava fresquinha, com os olhos brilhando. Havia acabado de comprar na bancada de Seu Isa, no mercado da Encruzilhada. Foi aí que a piada perdeu a graça, assim como a lingüiça, as asinhas de galinha e a bisteca de porco. Pela primeira vez, vi o peixe ganhar todas as atenções durante um churrasco. Não, o irmão do meu vizinho não é católico a ponto de deixar de comer carne na quaresma. Mas é desses caras que amam surpreender. Não só surpreendeu, como deixou o mano um tanto enciumado. Comemos a picanha de carne-de-sol, que realmente estava deliciosa, mas ficamos todos, umas dez pessoas, aguardando a saída da brasa do peixão imponente. Para completar esse churrasco que contrariou padrões, a mulher de Tavinho, Fabiana, abriu vagarosamente uma garrafa de rosé gelada. Eis um casal de paladar aguçado, diria. O marido prepara o peixe e a mulher escolhe o vinho para harmonizar com a criação do amado. Segundo Fabiana, uma jornalista curiosa sobre vinhos e que, coincidentemente esta semana lançou um blog para trocar idéias sobre a bebida milenar (http://www.escrivinhos.com/), esse rosé “é fantástico na relação custo benefício, é leve, embora tenha boa persistência. Um toque de frutas vermelhas dá o charme”, descreve ela, já anunciando um jantar em sua casa.

Peixe heterodoxo (Por Tavinho Pereira da Costa)
Ingredientes:
1 cioba inteira sem a espinha central
Duas cebolas pequenas raladas
3 dentes de alho amassados
Sumo de dois limões
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Na peixaria, peça para tirarem a espinha central da cioba fresca. Em casa, lave o peixe já tratado e estenda-o aberto sobre um tabuleiro grande, com o couro virado para baixo. Passe o sumo de limão por toda extensão do pescado. Depois tempere com o alho, pimenta do reino e sal a gosto. Por cima, passe a cebola ralada e coloque a cioba, ainda com o couro virado para baixo, na brasa. Deixe assar por cerca de meia hora. Quando o couro estiver bem tostado, vire com bastante cuidado. Ideal é utilizar daquelas grelhas duplas, para não haver perigo de o peixe cair. A essa altura, a cebola ralada já estará bem grudada ao peixe e não derramará. Deixe assar por mais mais meia hora, aproximadamente. Depois sirva.

28.02.03 – FOLHA DE PERNAMBUCO / COLUNA FOCO
VINHOS ONLINE
– A jornalista Fabiana Gonçalves está à frente do blog “Escrivinhos.com”, voltado para os enófilos. É uma espécie de guia com dicas de produtos, gastronomia, comentários sobre degustações e indicação de restaurantes que servem bons vinhos no Recife”.

You Might Also Like

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *